Quem faz download ilegal ‘gasta mais com música’, diz pesquisa.  

Posted by Fred in ,

Gasto de quem baixa arquivos na web é 75% maior do que o de outros. Estudo britânico contraria ideia de punição defendida pelo governo.

Quem baixa música ilegalmente em sites de compartilhamento de arquivos (peer-to-peer ou P2P) são os melhores clientes da indústria musical, de acordo com uma pesquisa realizada no Reino Unido.


















De acordo com o estudo, aqueles que compartilham arquivos gastam 75% mais em música do que aqueles que não fazem essa troca pela web. Quem admite baixar música ilegalmente gastou uma média de 77 libras (cerca de R$ 220) por ano com música – 33 libras (em torno de R$ 95) a mais do que os que afirmam que nunca fazem download ilegal.

A pesquisa apontou ainda que 10% dos entrevistados, com idades entre 16 e 50 anos, admitiram fazer download ilegal.

"Aqueles que compartilham arquivos são os que estão mais interessados em música. Eles usam essa troca como um mecanismo de descoberta”, disse Mark Mulligan, da Forrester Research, ao “Independent”. “Temos uma geração de jovens que não têm qualquer noção de música como um capital de commodities”, analisou.

A pesquisa joga um balde de água fria sobre a lógica da RIAA (a associação das gravadoras dos EUA) que diz que todos aqueles que compartilham arquivos ilegalmente deveriam ser presos, já que, como avaliou o site “Inquirer”, o estudo na verdade sugere que, se tivessem êxito em seu objetivo, as gravadoras poderiam perder todos os seus clientes.

Os resultados sugerem ainda que o plano do governo britânico de desconectar os infratores reincidentes em download ilegal de música poderia prejudicar a indústria da música, ao punir justamente os seus clientes mais assíduos.

Estima-se que, a cada ano, sete milhões de britânicos baixem arquivos ilegalmente.

Fonte: G1 - http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1363728-6174,00-QUEM+FAZ+DOWNLOAD+ILEGAL+GASTA+MAIS+COM+MUSICA+DIZ+PESQUISA.html

This entry was posted on terça-feira, 3 de novembro de 2009 at 02:15 and is filed under , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Postar um comentário